Cores Magic the Gathering – O Guia Definitivo

O Jogo de Magic, the Gathering tem um grande complexidade tem várias divisões. Por isto, uma importante divisão – talvez a mais importante de todas no jogo – seja a colorpie, ou seja, a roda das cores. Assim dividido, as cartas se separam em diferentes estratégias e estilos de jogo, com suas forças e fraquezas. Falando nisto, o próprio pentágono ajuda a explicar a separação e a relação entre as cores, sendo cores ‘vizinhas’ aliadas entre si e cores opostas, inimigas.

Cada cor tem seu conjunto de habilidades mais frequentes, criaturas mais comuns, mágicas, efeitos e zonas de influência com as quais são mais ligadas. O que torna o jogo tão variado é a possibilidade de combinação destas cores para contornar suas fraquezas naturais e/ou explorar suas forças ao máximo, mas vamos falar sobre esta sinergia em outro momento.

Branco

As cinco cores do Magic the Gathering

Esta é a cor da ordem, igualdade, justiça, cura, lei, comunidade, paz e luz. Portanto, as criaturas brancas são famosas por suas habilidades favoráveis à defesa, muitas das quais incluem “Proteção” e “Vigilância”. Magia branca se opõe à fabricação artificial, sendo esta representada por muitas de suas magias que podem destruir artefatos e encantamentos. São criaturas comuns do Branco: Soldados, Anjos, Pégasus, Cavaleiros

Pontos fortes:

O branco é forte em controle de jogo. Possui muitas mágicas e habilidades de remoção direta. Além disto, é a melhor cor para ganhar pontos de vida e é poderoso com efeitos de cartas que entram em jogo. Por isto, decks brancos podem abusar da tática de “Blink”, que consiste em retirar uma criatura ou outro tipo de carta e trazê-la de volta ao jogo para ativar sua “Habilidade de entrada” mais de uma vez no mesmo turno.

Pontos Fracos:

É um deck sistematicamente focado na defesa. Em outras palavras, ele pode literalmente impedir o jogador de perder mas, não necessariamente forçam a situação de vitória. Além disto, é um deck lento em comparação aos outros. Tanto pelas poucas opções de compra, quanto pela quantidade de efeitos que dependem das ações dos oponentes.

Azul

mana azul mtg

Azul é a cor do intelecto, da razão, da ilusão, da lógica, do conhecimento, da manipulação e do truque, bem como dos elementos clássicos do ar e da água. Ademais, é uma cor que exige mais do seu usuário, pois tem uma variedade muito grande de habilidades e muitas das quais são usadas em momentos específicos. Sobretudo, o deck azul é fundamentalmente baseado em controle de jogo, podendo impedir o oponente de realizar qualquer ação durante a partida.

É uma cor que tem muita influência contra as mãos no jogo, sendo famosa pelas “Anulações. Suas criaturas mais comuns são criaturas marinhas (tritões, polvos, leviatãs), além de dragonetes e magos.

Pontos fortes:

É uma cor muito focada em controle de mão, além das anulações e cartas que devolvem permanentes para a mão. Seja como for, o azul tem muitos efeitos de compra. Tem muita sinergia com artefatos e mágicas instantâneas e feitiços. De fato, é a cor que mais tem efeitos que influenciam as mecânicas dos oponentes.

Pontos Fracos:

Criaturas azuis são comumente mais fracas que as outras cores. Por outro lado, possui muitos efeitos de evasão. Como é uma cor que não “enxerga” o cemitério, costuma ter problemas com efeitos que vêm desta zona. Além disto, tem poucos efeitos globais, o que deixa com poucas opções contra decks muito rápidos e combativos.

Preto

Magic the gathering

O preto é a cor do poder, da ambição, da morte, da doença, da corrupção, do egoísmo, da amoralidade e do sacrifício. Então, uma das habilidades mais notáveis entre as criaturas pretas é, por exemplo,   “Deathtouch”. Ou seja, é uma habilidade faz com que criaturas que levem dano pela criatura com deathtouch sejam enviadas para o cemitério. Independentemente da quantia de dano atribuída, Contudo, só funciona para dano de combate.

É a cor que mais interage com o cemitério, tendo várias habilidades para trazer criaturas desta zona. Em razão de sua natureza ‘corrupta’, também possui habilidades de ‘roubar’ cartas dos oponentes. Criaturas comuns do preto são: Demônios, horrores, asseclas, vampiros e claro, Zumbis!

Pontos fortes:

Os pontos fortes incluem a habilidade de destruir criaturas instantaneamente. Também, forçar os jogadores a descartar cards de suas mãos. Apesar de poucos, os tutores pretos são os certamente os melhores. Pois além de não revelar o que foi buscado do baralho, não fazem restrição ao tipo de carta que pode ser coletada.

Pontos Fracos:

As principais fraquezas de Black são, primeiramente, uma incapacidade quase completa de lidar com encantamentos e artefatos. Em segundo lugar, uma tendência a se infligir severos efeitos negativos a fim de derrotar o adversário. E, em terceiro lugar, a maneira pela qual ele depende de cartas dentro dos cemitérios.

Vermelho

red mana

Vermelho é a cor da liberdade, do caos, da paixão, da criatividade, do impulso, da fúria, da guerra, do raio, do elemento clássico do fogo e dos aspectos geológicos abióticos do elemento clássico terra.O vermelho tem uma grande variedade de criaturas, mas a maioria tende a ser defensivamente fraca, tornando-as mais fáceis de destruir. Mas em compensação, algumas dessas criaturas mais fracas têm a capacidade de aumentar temporariamente seu poder.

O Vermelho explora o elemento do truque, sendo este representado por magias que são capazes de roubar temporariamente as criaturas de um oponente. Assim como de desviar ou copiar outras mágicas instantâneas e feitiços; e aquelas que envolvem chance aleatória. Criaturas do Vermelho: Bárbaros, goblins, ogros, gigantes e Dragões!

Pontos fortes:

Os pontos fortes do vermelho incluem a habilidade de causar dano direto a criaturas ou jogadores; destruir terras e artefatos opostos; e sacrificando recursos permanentes por poder temporário, mas com alto lucro. O Deck vermelho é muito focado em combate, tanto que possui algumas habilidades para repetir a fase de combate, o que permite uma nova rodada de dano ao oponente.

 Pontos Fracos:

As fraquezas incluem sua incapacidade de destruir encantamentos; a natureza autodestrutiva e de uso único de muitos de seus feitiços. A falta total de valor de defesa ou resistência de suas criaturas entre outras. Aliás, um deck vermelho normalmente não consegue comprar na mesma velocidade em que realiza suas magias e efeitos rápidos, por isto, é comum “perder o fôlego” no meio do jogo.

Verde

magic the gathering mana verde

Verde é a cor da vida, natureza, evolução / adaptabilidade, ecologia, interdependência, instinto e indulgência. Portanto, seguindo seu entrosamento com a natureza é uma cor que ‘cresce’ em jogo constantemente. Com isto, é normal começar com efeitos e criaturas pequenas e, poucos turnos depois, fazer mágicas e criaturas gigantescas.

Em resumo, é uma cor muito balanceada, sendo boa em compra e ganhar vida. Suas criaturas mais frequentes são: Elfos, bestas, druidas e animais selvagens (Lobos, elefantes e insetos)

Pontos fortes:

Os pontos fortes de Green estão no campo de batalha, geralmente ganhando por meio de combate com criaturas, como também resistindo mais ao jogo com ganho de vida. Deste modo, eles tendem a ser notavelmente fortes a um baixo custo de mana e têm habilidades que os tornam mais resistentes. Além disto, tem diversas mágicas de prevenção de dano de combate, que pode protegê-lo de situações complicadas.

 Pontos Fracos:

As fraquezas incluem sua incapacidade de prevenir ataques não relacionados ao combate, ou seja, ações que afetam a mão, o grimório ou o cemitério. Inclui também seu método de destruir as criaturas inimigas apenas por meio do combate..

 

As cinco cores do Magic the Gathering conclusão

Por enquanto somente as cores principais foram explicadas. Contudo, outros detalhes envolvendo as cores irão ser explicados em uma próxima oportunidade. Tais como as relações entre cores e suas interações como fraqueza e suporte. Só para exemplificar, mesmo cores “inimigas” podem possuir muitas habilidades e sinergia em comum.

Este foi mais um artigo sobre as cinco cores do Magic the gathering, foi um prazer escrever. Muito obrigado por visitar meu site. Veja também este artigo explicando o que é Magic the gathering. Assim você terá uma visão geral do jogo.

Participe do nosso grupo de Magic no whatsapp:

Whatsapp

Conheça mais sobre Magic na Wikipédia: clique aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Written by Elfoman

Eu amo magic, tmj^^ e sou brasileiro. Nasci no Rio de Janeiro, cidade maravilhosa^^

A volta de ravnica e sem o bob de novo

E como fica o abrupt decay depois dessa?