Boa noite, elfos e elfas, hoje falarei sobre algumas habilidades de criaturas do nosso tão querido MTG. Já que jogamos Magic e sempre tem iniciantes, nada melhor que um tutorial ou artigo para explicar algumas habilidades, sem mais delongas vamos lá!
Iniciativa
A habilidade iniciativa é bem comum na cor branca. A iniciativa nos faz imaginar uma criatura que tem a preferência em atacar primeiro antes da outra. Imagine um soldado portando uma lança? Ele vai atacar primeiro e caso mate a outra criatura, o soldado não é atacado por ela e fica sem sofrer dano. Logo abaixo tem a carta Lobos da tundra e ela tem iniciativa provavelmente porque os lobos são rápidos. Na mecânica do jogo MTG depois de designado os bloqueadores, vem a fase de dano da iniciativa pra depois vir a fase de dano das criaturas não iniciativa.
Voar
A habilidade voar é muito presente na cor azul e em criaturas como anjos e dragões. Funciona assim, quando você ordena uma criatura para atacar ela vai em direção ao seu oponente ou a um planeswalker que ele controla. Uma criatura com voar voa e passa por cima do campo de batalha só podendo ser bloqueada com criatura que também tem a habilidade de voar ou criaturas que tem alcance.
Toque mortífero
Esta habilidade é uma das mais mortais que tem no MTG e bem presente na cor preta. Uma criatura com toque mortífero é como se ela tivesse veneno no seu ataque ou intoxicase a outra criatura. Uma criatura que sofra pelo menos 1 ponto de dano de outra criatura com toque mortífero, é destruída. Exemplo de criatura com toque mortífero é a estripadora impiedosa.
Ímpeto
Esta habilidade é muito presente na cor vermelha justamente porque é uma cor muito explosiva. Normalmente uma criatura quando entra em jogo sofre o enjoo de invocação(não pode atacar e nem utilizar habilidades que requer virar) mas já as criaturas com ímpeto não são afetadas pelo enjoo de invocação. Criaturas com ímpeto são muito resistentes ao enjoo, é muita vitalidade 😀 Um exemplo de criatura com ímpeto é o Campeão goblin.
Atropelar
Atropelar é uma habilidade muito presente na cor verde já que verde representa bestas e força. Quando uma criatura sem atropelar é bloqueada, o jogador desensor não toma dano algum por mais que a criatura atacante seja 10/10 e a criatura que bloqueou seja 1/1, a criatura defensora absorve todo o dano. Já uma criatura com atropelar passa por cima da criatura defensora caso o ataque da criatura atacante seja maior do que a defesa da criatura bloqueadora. Se uma criatura 10/10 com atropelar for bloqueada por uma criatura 1/1, a criatura bloqueada absorve 1 de dano e os outros 9 o jogador defensor leva. Exemplo é o Mamute agressivo.