No início da década de 90, um matemático chamado Richard Garfield, se juntou a empresa Wizard of the coast e criou o magic. No início seria mais um hobby norte americano impulsionado pelos irmãos do norte mas já naquela época veio parar no Brasil encantando muito por aqui.
Magic the gathering é um jogo pioneiro na sua proposta, um jogo que envolvie cartas onde cada planeswalker tem seu grimório e poderia editá-lo. Um jogo onde dois planeswalkers disputam um plano de existência. Onde dois planeswalkers entram e só um sai vitorioso.
Magic the gathering é um jogo onde cada planeswalker tem seu pool de spells e configura seu grimório utilizando as cores das magias ou elementos. Temos o branco, o azul, o preto, o vermelho e o verde. Cada elemento tendo uma funcionalidade peculiar durante o game.
Um planeswalker tem energia vitalícia na batalha de planos e tem que evitar perde-la. Quando o planeswalker perde toda sua energia, ele perde a batalha e consequentemente o plano. O planeswalker começa com 20 pontos de energia também chamados de pontos de vida, poupe sua vida e arranque os 20 pontos do seu oponente para conquistar o plano :).
Existem outras formas de ganhar ou perder. Exemplo é quando o grimório do planeswalker termina. Outra forma é quando o planeswalker é envenenado ou corrompido. Existe efeitos que fazem um planeswalker ganhar o jogo ou perder o jogo.