Respondendo a algumas dúvidas: Combate, Prioridade e Proteção
Continuando com nossa série de artigos voltadas para os iniciantes, hoje daremos uma pausa nas aventuras do Elfoboy para responder algumas das principais dúvidas de quem está começando em nosso hobby.
1. Sim, você não ataca as criaturas do oponente
O combate é uma das fases mais importantes do jogo, por isso mesmo ela é um pouco complexa e pode gerar dúvidas até mesmo para jogadores mais experientes. Em decorrência de outros jogos de cartas populares, como Hearthstone e YuGiOh, é muito comum que os jogadores, nas suas primeiras partidas, queiram atacar as criaturas do oponente.
Diferente desses outros jogos, no Magic você ataca diretamente os pontos de vida de outro jogador e ele, por sua vez, pode escolher se irá ou não defender o ataque e como será feito o bloqueio. Isso quer dizer que, caso você resolva atacar outro jogador, ele pode:
-
Não bloquear nenhuma das criaturas atacantes, subtraindo diretamente de seus pontos de vida o total da soma dos poderes das atacantes;
-
Bloquear uma ou mais criaturas, as criaturas bloqueadas e atacantes causarão dano igual ao seu poder à defesa uma da outra. Caso o dano recebido seja maior que a defesa a criatura é destruída.
Lembrando que o jogador defensor pode bloquear com uma ou mais criaturas! É possível destruir um gigante 10/10 de poder bloqueando-o com 10 ou mais fichas de esquilo 1/1.
Fique atento também às habilidades que afetam diretamente o combate, como: atropelar, inciativa, toque mortífero e voar. Uma combinação interessante de habilidades é toque mortífero com atropelar: como apenas um ponto de dano com toque mortífero é suficiente para destruir a criatura bloqueadora, todo o dano restante é causado diretamente aos pontos de vida do defensor. Assim, uma criatura 2/2 com atropelar e toque mortífero que for bloqueada por uma 0/10 causa ainda 1 ponto de dano ao jogador defensor.
2. Feitiços, instantâneas e prioridade, ou: não dá pra responder aos terrenos?
Outra dúvida bastante comum é em relação ao momento em que se pode conjurar as mágicas. O sistema que decide qual jogador pode fazer uma ação em determinado tempo é chamado de sistema de prioridade. O jogador com prioridade pode conjurar qualquer número de mágicas, ativar habilidades e realizar ações especiais. As mágicas e efeitos resolvem quando todos os jogadores passam a prioridade sem adicionarem a pilha nenhum novo efeito ou mágica.
As mágicas instantâneas e habilidades podem ser jogadas a qualquer momento que o jogador tenha prioridade. Um jogador pode conjurar mágicas que não sejam instantâneas na sua etapa principal a qualquer momento que tiver prioridade e que a pilha esteja vazia.
Como saber quando tenho prioridade? O jogador ativo (o dono do turno) recebe prioridade normalmente no início da maioria das fases depois que as ações do turno (como comprar uma carta durante a fase de compra) acontecem e as habilidades que desencadeiam no início da fase são postas na pilha; ele ganha prioridade também depois que cada mágica ou efeito resolve.
Quando o jogador com prioridade termina de pôr as mágicas e efeitos na pilha o jogador seguinte recebe a prioridade e assim por diante até que nenhum jogador coloque um efeito novo na pilha. Os efeitos na pilha resolvem do mais recente para o mais antigo, de “baixo pra cima”.
Toda vez que um jogador que tem a prioridade “passa”, ou seja, resolve não realizar nenhuma ação, o jogador seguinte na ordem os turno recebe prioridade, uma fase acaba quando todos os jogadores passam sua prioridade e pilha fica vazia. Ninguém tem prioridade ao final de uma etapa e manas na reservam secam.
Lembrem-se, ninguém tem prioridade na etapa de desvirar e (em geral) na etapa de limpeza e não é possível responder ao jogador adicionar mana a sua reserva ou descer um terreno, esses efeitos simplesmente acontecem.
3. Pera… mas minha criatura tem proteção!
Para terminarmos vamos adentrar na habilidade chamada proteção, um terror para os iniciantes. Proteção é uma habilidade estática (ativa o tempo todo) que faz com que a permanente ou jogador esteja protegido contra uma determinada qualidade de uma carta e assim não possa:
-
Ser alvo de mágicas ou habilidades com aquela qualidade;
-
Não possa ser encantada por auras com a referida qualidade, as auras que já estejam a ela anexadas serão postas no cemitério;
-
A permanente com proteção também não pode ser equipada com equipamentos que tenham a qualidade protegida, os equipamentos já equipados serão desequipados (mas permanecerão no campo de batalha);
-
Todo dano que seria causado à permanente ou jogador por fontes com a qualidade contra a qual tem proteção é prevenido,
-
As criaturas com proteção não podem ser bloqueadas por criaturas contra a qual tem proteção, porém, se elas já tiverem sido bloqueadas antes de receberem a proteção elas continuam bloqueadas, mas o dano será prevenido.
As qualidades podem ser qualquer valor de característica ou informação. Comumente se dá proteção contra uma cor, um tipo de criatura ou um subtipo de criatura. Por exemplo, uma criatura pode ganhar proteção contra criaturas, contra a cor vermelha ou contra Elfos.
Lembre-se que efeitos globais como Cólera de Deus não dão alvo e podem destruir criaturas mesmo com proteção. Cartas como piroclasma, que dão dano sem dar alvo, não funcionam contra criaturas com proteção, já que o dano é prevenido.
Outra questão interessante é dar proteção a uma criatura que foi alvo de uma determinada mágica, digamos que o oponente conjura um Raio dando alvo em uma ficha de zumbi 2/2 sua, em resposta você joga uma Demonstração de Resistência dando proteção contra o vermelho ao seu zumbi, como a última mágica resolve primeiro, a ficha ganhará proteção contra o vermelho e será um alvo inválido para o Rio, como seu único alvo é ilegal ele será anulada na resolução e seu zumbi sobreviera para tentar devorar mais um cérebro.
5. Isso é tudo, amigos!
Essas são dúvidas muito comuns, mesmo entre jogadores mais experientes, espero que você possa tirar proveito desse breve resumo. Para mais informações, gameplays e artigos siga-nos nas redes sociais.
Um abraço do Elfoman e até a próxima!